Notícias

Descubra os museus mineiros!

© Maria Lucia Dornas Ouro Preto - Casa dos Contos  - Maria Lucia Dornas Casa dos Contos

Museus de história natural, de arte, étnico, de ciências ou tecnologias... Responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade, os museus são verdadeiros cofres abertos, prontos para serem desvendados. Comemore o Dia 18 de maio, descobrindo a diversidade dos Museus Mineiros no Descubraminas.


Museu de Arte da Pampulha
Localizado em Belo Horizonte, o Museu de Arte da Pampulha é uma das principais referências da arquitetura moderna de Oscar Niemayer da capital. Entre os detalhes ornamentais e decorativos, destacam-se jardins e esculturas. Abriga um expressivo acervo de 900 obras e, devido às exposições periódicas, é sempre uma interessante opção para visita.


Museu da Loucura
Sem dúvida, o Museu da Loucura, em Barbacena, é um lugar que leva o ser humano a uma profunda reflexão. Referência nacional no que diz respeito à desospitalização de pacientes com problemas psiquiátricos, a cidade preserva essa história, indicando os novos horizontes decorrentes da postura então adotada pela instituição. Esta é uma visita que todos deveriam fazer!


Museu do Tropeiro
Criado para resgatar a cultura dos condutores de tropas brasileiros, o Museu do Tropeiro é hoje um dos grandes atrativos da Estrada Real. Localizado em Ipoema, seu acervo conta com mais de 400 peças que revelam usos e costumes, proporcionando a redescoberta dessa rica história.


Museu de Território Caminhos Drummondianos
Pelas ruas de Itabira, referências de personalidades ou objetos nos poemas de Carlos Drummond de Andrade são observadas. Cada um desses locais possui placa, constituindo ao todo 45 poemas, que possibilitam uma viagem pelas obras literárias do poeta que nunca deixou de escrever sobre sua cidade natal.


Museu dos Dinossauros
Com um acervo de mais de 1,5 mil fósseis encontrados na região de Peirópolis, distrito de Uberaba, o Museu dos Dinossauros possui exemplares de dinossauros carnívoros, herbívoros, lagartos, sapos e peixes. A cidade mineira ainda destaca-se como o único sítio paleontológico brasileiro em que foram encontrados ovos de dinossauros completos.


Casa dos Contos
No século 20, a Casa dos Contos funcionou como Correios e Telégrafos, banco e prefeitura de Ouro Preto. Em 1983, a casa foi restaurada e foi então reaberta como um precioso museu. Hoje, também funciona no local um importante órgão de pesquisa, o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro. Vale a pena conhecer!


Museu dos Brinquedos
Uma viagem fascinante! Para as crianças, é uma festa ver tantos brinquedos reunidos em um só lugar; para os jovens adultos ou idosos, o acervo do Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte, desperta as boas lembranças da infância. No museu existem 700 peças encantadoras que fazem o visitante viajar por recordações e fantasia.

Enviar link

Fonte
Descubraminas