Minas Gerais

Meio Ambiente

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Meio Ambiente

© Moisés Lima Belo Horizonte - Filhote de ouriço - Moisés Lima Filhote de ouriço

Todas as pessoas sabem que o respeito e a preservação do meio ambiente deixaram de ser apenas uma bandeira de um pequeno grupo de ambientalistas e passou a ser uma preocupação global, inclusive com a adoção de políticas governamentais em todo o planeta, atingindo desde os países desenvolvidos economicamente e em desenvolvimento, como o Brasil. Esta preocupação mundial deve-se à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais.


Os efeitos globais que sentimos são consequências diretas da degradação ambiental, como: racionamento de energia, escassez dos recursos hídricos, aquecimento global, chuvas ácidas e desertificação, dentre tantos outros. Estes efeitos tiveram sua origem na revolução industrial que, inclusive, trouxe consigo o aumento de níveis de poluentes lançados na atmosfera, nos solos e nas águas.


No passado não muito distante, os paradigmas eram "diluir e dispersar os poluentes nos ambientes naturais", pois os recursos eram abundantes e considerados infinitos para o uso do homem. Sua falta não era uma questão preocupante. Hoje, passados mais de 20 anos, estes mesmos paradigmas estão previstos na Legislação Ambiental do Estado de Minas Gerais como procedimentos que induzem a prática de crimes contra a vida.


Nos últimos 35 anos surgiu um novo conceito que cada vez mais se consolida no mundo inteiro, trata-se do desenvolvimento sustentável, que, em resumo, significa manter o progresso preservando o meio ambiente, garantindo assim a qualidade de vida das futuras gerações.


A Constituição Federal de 1988 dedicou um capítulo inteiro ao meio ambiente, e, apesar disso, as diversas leis que se seguiram tanto em nível federal, estadual e municipal, não tem sido suficientes para garantir a recuperação e preservação do meio ambiente, já que os grandes crimes ambientais são cometidos apesar delas. Um ambiente agradável e com qualidade vai muito mais do que as leis, ele se sustenta mais pelas ações individuais e de concientização, onde cada um, fazendo a sua parte, garantirá um futuro melhor para todos.


O Senac Minas, consciente de sua responsabilidade social e de seu papel como entidade educadora e formadora de profissionais para as mais diversas áreas de atuação, preparou esta Seção no Portal Descubraminas com o objetivo de participar e colaborar com este importante tema.


Você sabia que o SENAC possui o MBA em Gestão Ambiental? Clique aqui e descubra.

Enviar link